segunda-feira, 6 de abril de 2009

ELEMENTOS


As religiões tradicionais africanas, diferentes em muitas manifestações, de acordo com os respectivos povos, possuem vários pontos comuns essenciais, mas tendo como objeto central a vida.
Potências espirituais: Abaixo do Ser Supremo existem inúmeras potências mais ou menos espirituais, que se ocupam das coisas mundanas, em lugar do Ser Supremo, e que, por isso, são muito invocadas (como os orixás dos ioruba).
Ritos de iniciação: Como todos os povos primitivos, os africanos dão importância aos ritos de iniciação que, não raro, exigem provas duríssimas, até sangrentas (mutilações).
Danças: Na falta de livros, os ritos desempenham papel importante na manutenção viva e atuante das tradições religiosas e sociais. Neste sentido, as danças são de fundamental importância, pois, no seu ritmo e dinamismo, dão a máxima expressão a todas as atividades do grupo.
Curandeiros: Com artes próprias, como incisões e aplicações de ervas, e mesmo com o recurso da sugestão, atendem às necessidades do povo.
Culto: Em geral, os africanos não possuem estátuas, nem templos e sacerdotes. Os sacrifícios de animais (porcos, cães, cabritos, aves...) não são oferecidos a Deus como adoração, mas aos orixás (espíritos intermediários), como veículo de comunicação com os vivos, já que o sangue é tido como portador de vida.
Moral: Para o africano, moral e religião são praticamente a mesma coisa. As ações que prejudicam a convivência humana ou o equilíbrio das forças naturais, são punidas pela autoridade tribal ou reparadas por ritos religiosos, pois irritam igualmente os espíritos, provocando calamidades públicas, como secas, enchentes, enfermidades, mortes.

2 comentários:

Nessinha.. disse...

Não entendi pq vc diz que em geral , não há templos , sacerdotes , estatuas ,na África pois se são neles que são cultuadas as divindades ..........

Ricardo Júnior disse...

Esclarecendo: Hoje o culto na África é muito reservado, em função da colonização e do turismo.
E realmente não há construções como se tem no Brasil, há sim tribos que fazem seu ritos, não há realmente imagens(esculturas), há sim os chamados assentamentos e/ou os objetos utilizados no sagrado, mas que em nada se assemelham a imagens.
Não há também instituido sacerdote como no Brasil temos. A Mãe de santo, o Pai de santo, O pastor, o padre, onde tudo é voltado para o líder. em se tratando de África tudo é voltado para o orixá que está sendo cultuado.